Dinâmicas

IMPORTÂNCIA DAS DINÂMICAS DE GRUPO


 

“...Disciplina é liberdade;
Compaixão é fortaleza;
Ter bondade é ter coragem...”
Renato Russo


Há um momento na vida em que tomamos a feliz decisão de abraçar definitivamente uma carreira. O ideal é algo relacionado com a vocação original e que, muito mais do que o simples cumprimento dos deveres, proporcione também alegria, prazer, crescimento profissional e sentido de realização.
É necessário reconhecer a importância que a disciplina exerce para alcançar as metas estabelecidas. Vivendo o presente com método, o futuro que desejamos poderá ser alcançado mais facilmente. A disciplina deve se tornar um hábito e um meio para nossas conquistas. Para muitas pessoas pode parecer que a disciplina signifique carregar um pesado fardo todos os dias. Isso é um equívoco, já que para alcançar o que desejamos precisamos ser disciplinados, senão correremos o risco de seguir caminhos longos e penosos, com maior probabilidade de frustração. E para isso, necessitamos de muita disciplina e motivação para conquistarmos o que sempre almejamos. Esta dinâmica permitirá com que o grupo faça uma reflexão sobre a importância da observação e disciplina.


Bibliografia

Militao, A. (2001). Jogos Dinâmicas e Vivências Grupais: Como Desenvolver sua Melhor Técnica em Atividades Grupais. Editora: QualityMark.

 

 


Dinâmica: Dois círculos

Objetivo: motivar um conhecimento inicial, para que as pessoas aprendam ao menos o nome umas das outras antes de se iniciar uma atividade em comum.

Para quantas pessoas: é importante que seja um número par de pessoas. Se não for o caso, o coordenador da dinâmica pode requisitar um “auxiliar”.

Material necessário: uma música animada, tocada ao violão ou com gravador.

Descrição da dinâmica: formam-se dois círculos, um dentro do outro, ambos com o mesmo número de pessoas. Quando começar a tocar a música, cada círculo gira para um lado. Quando a música pára de tocar, as pessoas devem se apresentar para quem parar à sua frente, dizendo o nome e alguma outra informação que o coordenador da dinâmica achar interessante para o momento.

Repete-se até que todos tenham se apresentado. A certa altura pode-se, também, misturar as pessoas dos dois círculos para que mais pessoas possam se conhecer.




Dinâmica: Entrevista comigo mesmo daqui a 10 anos

Objetivos:
Possibilitar o aparecimento das fantasias dos jovens em relação ao futuro; discutir as metas que gostariam de alcançar durante os próximos dez anos.

Desenvolvimento:

1. Grupo em círculo, sentado.

2. Pedir que fechem os olhos e pensem na pessoa que são hoje. O facilitador deve dizer a data do dia, incluindo o ano.

3. Solicitar que dêem um salto no tempo e se imaginem dez anos depois. Visualizar-se nesse novo tempo: como estão, o que estão fazendo, com quem estão. Tempo.

4. Dizer ao grupo que, ao abrir os olhos, todos, inclusive o facilitador, estarão dez anos mais velhos. O facilitador fala a data do dia acrescida de mais dez anos. Abrir os olhos.

5. Cada participante deve contar ao grupo o que realizou nesses dez anos, como está em sua vida pessoal e profissional, o que conseguiu, como se sente.

6. Quando todos tiverem falado de si, pedir que fechem novamente os olhos e se recordem de como eram dez anos atrás. O facilitador diz a data do dia e do ano atual, trazendo-os de volta.

7. Abrir os olhos e reencontrar-se no presente.

8. Plenário - discutir os seguintes pontos:
- É difícil imaginar o futuro? Por quê?
- O que mais lhe chamou a atenção em você mesmo e/ou nos demais?
- O que é preciso para realizar seus sonhos? O que você pode fazer agora para que esses sonhos se transformem em realidade?

9. Fechamento: o facilitador pontua para o grupo que as escolhas que fazemos no presente são orientadas pela visão de futuro que projetamos para nós mesmos.





Dinâmica do coração

Objetivo: conhecer o outro e dar-se a conhecer, abrindo espaço para que cada um se apresente; buscando, com essa apresentação, maior intimidade entre os elementos do grupo; partilhando sentimentos, ideais, realizações, desejos e frustrações.

Ambiente: adequado para preservar a privacidade do grupo e permitir a acomodação de todos os participantes.

Material: folhas de papel sulfite e canetas hidrocor ou giz-de-cera para todos os participantes.

Desenvolvimento:

1) Entrega-se uma folha de papel sulfite a cada participante, que deverá desenhar um coração grande e escrever seu nome fora do coração. O coração deverá ser dividido em quatro partes.

2) Na primeira parte do coração, fazer um símbolo que relate um fato importante realizado por sua família (o maior acontecimento). Na segunda parte, desenhar sua maior realização pessoal. Na terceira parte, escrever a coisa mais importante que você pretende realizar nos próximos dois anos. Na quarta parte do coração, escrever, enfim, a maior decepção de sua vida.

3) Todos os participantes deverão pôr sua folha com o trabalho realizado no centro do círculo, compartilhando os resultados. Caso sintam necessidade, poderão comentar ou perguntar algo a respeito das respostas de seus colegas. A pessoa abordada terá liberdade para responder ou não à questão levantada. Compartilhar sentimentos e descobertas com o grupo.






DINÂMICA: VOCÊ É DISCIPLINADO?

Tempo de aplicação: 15 minutos.

Número mínimo de participantes: 5 (cinco).

Atitudes: Atenção concentrada, Comunicação, Disciplina, Excelência, Persistência, quebra-gelo.

Objetivos: Desenvolver a criatividade, exercitando a percepção e a disciplina, descontrair, aquecer.

Materiais: Um lápis e uma folha de ofício para cada integrante, onde contenha as seguintes informações...

Lista de Instruções necessária para a realização da dinâmica:

____________________________________________________
Você é disciplinado?

O tempo está passando... Seja rápido; leia antes de executar as tarefas.

1. Disciplina e perseverança são a chave para o sucesso.
2. Escreva seu nome, sublinhado, no alto desta folha a direita.
3. Levante-se da sua cadeira e de dez passos bem espaçados, aqui dentro da sala.
4. Volte para sua cadeira e desenhe, no verso desta folha, uma casa e uma árvore.
5. Fique de pé, em cima de sua cadeira, e pronuncie bem alto seu nome.
6. Troque de lugar com outra pessoa, de preferência que não esteja perto de você.
7. De um abraço em você próprio e diga “eu me amo!”.
8. Agora, fique, durante aproximadamente vinte segundos de olhos fechados em atitude de reflexão.
9. Abra os olhos, fique de pé, jogue suas mãos para o céu e grite: “Sou uma pessoa feliz!”.
10. Faça dupla com outra pessoa e cante “Atirei o pau no Gato...”.
11. De uma volta, em círculos, na sala andando de costas.
12. Faça a oração do Pai Nosso, com as mãos postas palma com palma, até o trecho “assim na terra como no céu...”.
13. Suba na sua cadeira, finalmente e grite “Eu sou demais!”.
14. Agora, que você acabou de ler todas as questões, execute apenas a número 2. Parabéns!
___________________________________________________

Procedimento:
Os participantes deverão estar sentados. O facilitador distribui os lápis e as Listas de Instruções (estas devem estar dobradas) para os participantes, e solicita que só abram a Lista quando for autorizado. O facilitador ressalta a importância de, num trabalho grupal, as pessoas serem disciplinadas e respeitarem rigorosamente às orientações. Cada participante deverá cumprir exatamente o que está sendo orientado na Lista.
O facilitador permite que abram, todos juntos, as Listas e inicia-se a dinâmica. O facilitador deverá observar e anotar o que achar necessário, para depois discutir com o grupo. Ao final o facilitador conduz uma discussão dirigida sobre o que ocorreu e porque a grande maioria não se atentou à primeira instrução: “LEIA ANTES DE EXECUTAR AS TAREFAS”.

 Dicas e Observações:
1. Observar se no decorrer da dinâmica, alguém desiste das tarefas.
2. Estar atento se algum participante consegue perceber ou desconfiar, antes de chegar na última frase, que aquilo tudo é uma brincadeira.
3. Observar se os participantes seguem exatamente o que foi estabelecido.
4. Questionar os participantes sobre:
- Como foi realizar a atividade?
- Em que momento perceberam que só era preciso fazer a atividade 2? Como se sentiram ao perceber isto?
- O que vocês relacionam sobre o comportamento que você teve durante esta atividade e o que você costuma fazer no seu dia a dia?


DINÂMICA: CONCORDO/DISCORDO

Objetivos: Exercitar a capacidade de persuasão, formas de comunicação, bem como proporcionar aprendizagem.

Nº de Participantes: de 8 a 20 participantes

Material: Cartelas previamente elaboradas, contendo frases, expressões ou palavras que possam gerar polêmica ou elucidação.

Procedimento: Previamente o facilitador espalha as cartelas no chão ou sobre uma mesa. Cada uma das duplas deverá discutir sobre um tema (frase, expressão ou palavra), onde, um dos dois coloca todos os prós, e o outro, todos os contras, ou seja, um concorda com o que está escrito na cartela, o outro discorda. O facilitador orienta que cada dupla, antes de pegar sua cartela escolha de quem vai concordar e quem vai discordar. Solicita-se, finalmente, que UM dos membros de cada dupla vá até as cartelas e pegue uma.
Cada dupla terá cinco minutos para sua discussão, persuasão, aceitação ou, quem sabe, consenso.
Após cinco minutos invertem-se os papéis. Quem concordou passa a discordar vice-versa.
Ao final, o facilitador abre para comentários tais como:
Quais os sentimentos ou dificuldades de concordar ou discordar?
Como foi colocar-se no lugar do outro?
Nossas opiniões foram baseadas em preconceitos?
Temos ou não temos preconceitos?

Sugestões de frases ou palavras para as cartelas: Componentes nucleares.
· Aborto.
· "Manda quem pode, obedece quem tem juízo".
· Quem tem competência se estabelece.
· A conquista é uma questão de sorte.
· Habilitação no trânsito aos 16 anos.
· Bater nos filhos.
· Globalização.
· Desmatamento na Amazônia.
· Salário (altíssimo) de jogador de futebol.
· Mulher no comando de empresas.
· Homem cozinhando, fazendo supermercado, participando de reuniões de pais na escola, etc...
· Distribuição das finanças no lar: cada um deve ser dono do seu salário.
·  TV por assinatura.
· Sexo na Internet.
· Infidelidade: os direitos são iguais?

Concluindo
A técnica participativa gera um processo de aprendizagem porque permite:
1.  O desenvolvimento de um processo coletivo de discussão e reflexão.
2.  Amplia o conhecimento individual, coletivo, enriquecendo o potencial de cada participante.
3.  Possibilita criação, formação, transformação e conhecimento, onde os participantes são sujeitos de sua elaboração e execução.
     

DINÂMICA: URSO DE PELÚCIA

Objetivo: mostrar que o outro é importante pra nossa vida.

Material: um urso de pelúcia.

Procedimento: Forme um círculo com todos e passe o urso de mão em mão, quem estiver com o urso deverá falar o que tem vontade de fazer com ele. No final que todos falarem deve-se pedir para que façam o mesmo que fizeram com o urso com a pessoa do lado.


 
DINÂMICA: O FEITIÇO VIROU CONTRA O FEITICEIRO
Objetivo: não faça ou deseje aos outros o que não gostaria para si
 
Material: papel e caneta
 
Procedimento: forma-se um círculo, todos sentados, cada um escreve uma tarefa que gostaria que seu companheiro da direita realizasse, sem deixá-lo ver. Após todos terem escrito, o feitiço vira contra o feiticeiro, que irá realizar a tarefa é a própria pessoa que escreveu. "não faça ou deseje aos outros o que não gostaria para si"
Respeito ao próximo.


DINÂMICA: CHUPA AÍ

Objetivo: Estimular o Trabalho em Equipe.
 
Materiais: Uma bandeija e balas de acordo com o nº de participantes. As balas devem ser colocadas dentro da bandeija.
 
Procedimento: forma-se um círculo, diga então aos participantes: 'vocês terão que chupar uma bala, só que não poderão usar suas mãos para desembrulhar a bala e colocar em sua própria boca'.
Os participantes ficam loucos pensando como fazer isso, é interessante colocar a bandeija no chão. Alguns participantes até pegam a bala com a boca e tenta desembrulhar na boca.
Espera-se que eles se ajudem, um participante pegue a bala com as mãos, a desembrulhe e coloque na boca do outro.


5 comentários:

feliz disse...

todas muito bem boladas!!!! parabés!!!!!!!

Patricia disse...

Parabéns! Ótimo!

Unknown disse...

Foram copiadas de outros sites... TODAS!

Unknown disse...

Bom... muto bom. parabéns.

Terezinha Oliveira Santos disse...

Precisa trazer as referências, dar o crédito aos autores

Postar um comentário